Comércio Eletrônico

Como Funciona a Taxação de Produtos Importados

Saiba como como funciona a taxação de produtos Chineses

Saiba como como funciona a taxação de produtos importados da China. Nesse artigo vamos tirar suas dúvidas e te explicar porque os produtos importados são taxados.

Como Funciona a Taxação de Produtos Importados:

Recentemente, o governo federal anunciou o fim da regra que isenta de impostos as remessas internacionais no valor de US$ 50 (R$ 250) exclusivamente para pessoas físicas. De acordo com técnicos do governo, essa isenção vinha sendo utilizada de forma indevida por empresas de comércio online internacionais para a comercialização de produtos.

A taxação de produtos importados envolve a classificação fiscal, cálculo e pagamento de impostos, além da liberação da mercadoria pela alfândega. O processo varia de acordo com o país e pode incluir a verificação de documentos e inspeção da carga.

O que é o Imposto de Importação de produtos?

O imposto sobre importação é uma tarifa imposta pela Receita Federal sobre bens provenientes do exterior que entram no Brasil. Essa taxa deve ser quitada no momento em que a mercadoria chega ao centro de distribuição encarregado de efetuar a entrega ao destinatário.

Como Funciona a taxação na Shein e na Shopee:

A taxação de produtos importados também é conhecida como imposto de importação ou tarifa aduaneira. Essa taxa é cobrada pela Receita Federal brasileira para mercadorias que chegam ao Brasil vindas do exterior. Caso haja a taxação, ela deve ser paga pelo comprador no momento em que o item chega ao centro de distribuição para que ele seja liberado ao destino final – caso contrário, o item não será entregue.

Quais são as outras taxas sobre produtos importados?

Além do imposto sobre importação, existem outras taxas que podem ser aplicadas sobre produtos importados. Algumas delas incluem:

  1. Imposto sobre produtos industrializados (IPI): é um imposto federal que incide sobre produtos industrializados, incluindo aqueles de origem estrangeira.
  2. Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS): é um imposto estadual que incide sobre a circulação de mercadorias, incluindo aquelas importadas.
  3. PIS/Pasep-Importação: é uma contribuição federal que incide sobre a importação de bens e serviços.
  4. Cofins-Importação: é uma contribuição federal que incide sobre a importação de bens e serviços.
  5. Taxas de armazenagem: são taxas cobradas pelos recintos alfandegados para armazenar as mercadorias importadas.
  6. Despesas com despachante aduaneiro: são taxas cobradas pelos serviços de um despachante aduaneiro para realizar os procedimentos necessários para a liberação da mercadoria na alfândega.

As taxas e impostos aplicáveis variam de acordo com o tipo de produto e sua origem, além das leis e regulamentos do país importador.

Taxação de Produtos Importados – Conclusão:

Finalizando esse artigo, esperamos ter ajudado você a tirar suas dúvidas sobre a Taxação de Produtos Importados. Diante de alguma dúvida deixe um comentário abaixo e se tiver algum familiar ou amigo que está passando por esse algum problema relacionado a taxação de produtos chineses, mostre esse artigo para ele ou ela.

Agradecemos a sua visita e um forte abraço!

Veja também: Como Saber se fui taxado na Shein

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!